top of page
fundo-azul.jpg

FAQ

(Perguntas frequentes sobre o programa)

1. Quem pode inscrever um desafio?

Órgãos públicos do Estado do Acre.

​

2. O que cabe ao governo/órgão público?

Caberá ao órgão público identificar o problema público que poderá ser resolvido por meio do desafio. Em seguida, deverá elaborar o Documento de Oficialização de Demanda (DOD), formalizar o Termo de Adesão e formar sua equipe de no mínimo 3 (três) pessoas para participar do processo de aceleração.

​

3.  Como deve ser o Termo de Adesão?

O modelo do Termo de Adesão está disponível no site gamecongovtech.com.br  e deve ser assinado pelo dirigente máximo do órgão público ou por seu representante legal. Deve conter a identificação do órgão público, a identificação do responsável pela assinatura do documento, e as declaração de que o órgão público está ciente das condições de participação no programa e de que se compromete a cumprir as condições estabelecidas. O documento deve ser anexado ao DOD.

​

4. Como deve ser formada a equipe?

O Órgão Público é responsável por designar equipe mínima de 03 (três) pessoas, sendo uma delas Servidor Efetivo de seu quadro e outra da equipe técnica do serviço-alvo da melhoria proposta. Essa equipe participará do Laboratório de Caracterização de Demandas Tecnológicas ministrado pela equipe técnica do Instituto Sapien.

​

5. O que é o Laboratório de Caracterização de Demandas Tecnológicas, qual sua metodologia? 

É um processo de capacitação e aceleração para administração pública do Acre que inclui:

  • Entrevista de partida com diretor geral do órgão;

  • Oficina exploratória com gestores de produtos;

  • Oficinas criativas com gestores diretos do serviços/produtos alvo de melhorias e suas equipes: 

  • Validação e priorização das demandas.

​

6. Quais os objetivos do Laboratório de Caracterização de Demandas Tecnológicas?

  • Capacitar agentes públicos para criação e caracterização  de  demandas tecnológicas e inovação, utilizando-se  do Marco Legal da Inovação;

  • Capacitar agentes públicos na aplicação de jogos em políticas e serviços públicos;

  • Realizar a avaliação de 15  demandas selecionadas pelo edital; 

  • Elaborar 15 relatórios conclusivos de avaliação das demandas ,

  • Selecionar os 03 desafios mais qualificados para a segunda etapa da aceleração. 

​

7. A participação no laboratório garante a escolha da minha demanda para compor o edital de desafio?

A participação no laboratório supracitado não garante a escolha de sua demanda para compor o edital de desafio. Essa decisão passará por uma avaliação técnica com critérios pré-estabelecidos pelos Institutos Sapien e Gamecon  e restrita a 03 (três) desafios.

​

E quais são os critérios de avaliação ? 

a) abrangência de público beneficiado;

b) Impacto social esperado; 

c) Nível de criatividade e inovação (elemento inovador); 

d) Adequação para uso de jogos;

e) Impacto da complexidade da proposta na facilidade de implementação e na  expectativa de tempo para alcance dos resultados; 

f) Tempo estimado para o desenvolvimento da solução pretendida; 

g) Nível de maturidade do proponente para inovação aberta

 

8. Minha demanda foi escolhida. E agora, o que acontece?

A sua demanda passa a ser um dos 3 desafios do edital para empresas da amazônia ocidental proporem soluções em forma de jogos. 

 

9. E qual o papel do órgão? 

Caberá ao Órgão Público a responsabilidade por participar da seleção das 02 (duas) propostas de jogo finalistas criadas em resposta ao seu desafio para desenvolvimento conjunto e aceleração. 

Estas 02 propostas serão incubadas no órgão para co-desenvolvimento, e caberá ao órgão fornecer todo suporte, acesso e feedbacks necessários para o sucesso das iniciativas durante os 90 (noventa) dias de aceleração dos proponentes finalistas. Será responsável pela testagem e certificação dos jogos em desenvolvimento. 

Ao final, caberá ao órgão realizar o julgamento final dos jogos desenvolvidos e escolher o campeão. 

Durante este período, a equipe de desenvolvimento do órgão deverá estar disponível para acompanhamento de todo o processo.

​

10. Como serão avaliadas as soluções desenvolvidas?

O Órgão Público é responsável por testar e avaliar as soluções desenvolvidas, fornecendo aos finalistas aprovados as certificações referentes aos testes de Conceito; Ambiente controlado; e Usuário final.

​

11. Quem fará o julgamento final?

A escolha final caberá aos Órgãos Públicos demandantes,   apoiado tecnicamente pelos Instituto Sapien e Gamecom, além de especialistas convidados.

 

12. Minha proposta foi vencedora. Pode ser contratada?

A contratação não é obrigatória. O Órgão Público terá a possibilidade de contratá-la garantido pelo marco legal da inovação implementado no programa de aceleração promovido pelo programa Gamecon GovTech. O Órgão Público receberá minuta do CPSI - Contrato de Prestação de Serviços de Inovação, elaborada pelo Instituto Sapien para efetivar a contratação, caso decida fazê-lo. Podendo o órgão investir o mínimo de R$250 e o máximo de R$1,6 milhão.

​

13. Como saber se meu desafio qualifica como inovação tecnológica?

 

No Marco Legal de inovação, a caracterização de uma inovação tecnológica foi definida inicialmente na Lei da Inovação (Lei nº 10.973/2004) em seu artigo 17. A Lei de Inovação Tecnológica (Lei nº 13.243/2016) revisou e ampliou o rol de requisitos definindo as regras atualmente vigentes em seu artigo 23, incisos:

 

  1. Novidade: A inovação deve apresentar características novas ou significativamente melhoradas em relação a tecnologias ou produtos já existentes.

  2. Originalidade: A inovação deve ser resultado de um esforço de pesquisa e desenvolvimento original.

  3. Utilidade: A inovação deve ser capaz de gerar benefícios econômicos, sociais ou ambientais.

  4. Aplicabilidade: A inovação deve ser aplicável em escala comercial ou industrial.

  5. Proteção por direitos de propriedade intelectual: A inovação deve estar protegida por direitos de propriedade intelectual, como patentes, marcas registradas ou direitos autorais.

  6. Relevância: A inovação deve ser relevante para o desenvolvimento econômico, social ou ambiental do Brasil.

  7. Impacto: A inovação deve ter potencial de gerar impacto positivo na sociedade.

A qualificação da inovação é um processo importante para empresas e instituições que buscam obter benefícios econômicos, sociais ou ambientais por meio da inovação. A qualificação da inovação pode facilitar o acesso a financiamentos, mercados e parcerias.

​

A principal diferença entre os requisitos da Lei da Inovação (Lei nº 10.973/2004) e da Lei de Inovação Tecnológica (Lei nº 13.243/2016) é a inclusão do requisito de aplicabilidade na Lei de Inovação Tecnológica. Este requisito exige que a inovação seja aplicável em escala comercial ou industrial.

Outra diferença importante é a inclusão dos critérios de relevância e impacto na Lei de Inovação Tecnológica. Esses critérios são subjetivos e podem ser avaliados de forma diferente por diferentes avaliadores.
 

14. Como saber se um jogo resolveria meu desafio?

 

Os serious games são uma ferramenta poderosa que pode ser usada para alcançar uma variedade de objetivos. Eles são cada vez mais usados em políticas públicas para promover a aprendizagem, o treinamento e o engajamento. Objetivos para os quais os serious games são geralmente usados:

​

  • Educação:

    • Ensinar novos conceitos e habilidades

    • Promover a aprendizagem ativa e participativa

    • Facilitar a compreensão de conceitos complexos

  • Treinamento:

    • Preparar pessoas para tarefas ou situações específicas

    • Desenvolver habilidades e competências

    • Simular situações reais

  • Comunicação:

    • Promover conscientização sobre questões sociais ou ambientais

    • Divulgar informações de forma eficaz e envolvente

    • Gerar engajamento e participação

  • Engajamento:

    • Promover participação cívica e mudança social

    • Incentivar as pessoas a aprender e agir

    • Criar uma sensação de comunidade

  • Pesquisa:

    • Estudar comportamento humano, aprendizado e tomada de decisão

    • Coletar dados de forma não invasiva

    • Simular situações reais.

bottom of page