Crie um jogo
Empresas e Criativos da Amazônia Ocidental
AGUARDE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES
Por hora, aproveite e conheça as peças de apresentação de propostas de jogo que o proponente deverá apresentar e prepare-se:
GDD
MOOD
BOARD
ELEVATOR
SPEECH
GDD
Introdução
-
Objetivo do jogo: Qual é o objetivo do jogo? O jogador deve vencer o jogo, aprender algo novo ou simplesmente se divertir? Como este objetivo atende ao desafio proposto?
​
-
Público-alvo: Para quem o jogo é destinado? Qual é a idade, o gênero e os interesses do público-alvo?
​
-
Proposta de valor: O que o jogo oferece aos jogadores que eles não podem encontrar em outros jogos?
Visão Geral
-
História: Qual é a história do jogo? O que acontece na história?
​
-
Personagens: Quem são os personagens do jogo? Quais são suas motivações e objetivos?
​
-
Cenários: Onde o jogo se passa? Quais são os ambientes do jogo?
​
-
Gameplay: Como o jogo é jogado? Quais são os controles do jogo? Quais são os desafios do jogo? Quais são as recompensas do jogo?
Jogabilidade
-
Controles: Quais são os controles do jogo? Como os jogadores interagem com o jogo?
​
-
Desafios: Quais são os desafios do jogo? Como os jogadores superam esses desafios?
​
-
Recompensas: Quais são as recompensas do jogo? O que os jogadores ganham ao superar os desafios?
Arte e Design
-
Gráficos: Como o jogo vai se parecer? Quais são os estilos visuais do jogo?
​
-
Som: Como o jogo vai soar? Quais são os efeitos sonoros do jogo?
​
-
Efeitos visuais: Quais são os efeitos visuais do jogo?
​Justifique a adequação do jogo proposto para o desafio escolhido e como atende ao pretendido pelo órgão público para cada um de seus públicos alvo.
Mood Board
Um moodboard para video game é uma ferramenta visual que ajuda a comunicar a visão artística de um jogo. Ele é composto por elementos como imagens, texturas, cores e fontes, que são selecionados para criar uma sensação ou atmosfera específica.
​
Para criar um moodboard eficaz, siga estes passos:
1
Definir o objetivo do jogo. O que você quer que o jogo transmita? Quais são as emoções que você quer que o jogador sinta?
2
Coletar referências. Faça uma pesquisa online ou em revistas e livros para encontrar imagens e outros elementos que reflitam o objetivo do seu jogo.
3
Organizar os elementos.
Escolha uma paleta de cores e fontes que combinem entre si. Experimente diferentes layouts até encontrar um que seja visualmente atraente e transmita a mensagem desejada.
4
Adicione notas e comentários.Use o moodboard para documentar suas ideias e inspiração.
Exemplos de elementos que podem ser usados:
-
Imagens de paisagens, personagens, objetos e outros elementos do jogo
-
Texturas, como madeira, metal ou pedra
-
Cores e paletas de cores
-
Fontes e tipografia
-
Música ou efeitos sonoros
Elevator Speech
O discurso de elevador é um discurso conciso e persuasivo usado para despertar o interesse e envolver alguém em uma breve conversa. Deve ser tão rápido quanto uma subida de elevador, de 30 segundos a 2 minutos. O objetivo principal de um discurso de elevador é transmitir informações essenciais sobre você, seu negócio, produto ou ideia de maneira convincente, deixando uma impressão duradoura.